terça-feira, 14 de agosto de 2007

Um cão no meu jardim"


A paisagista Paula Onofre (28 anos), bacharel em paisagismo pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é a única expositora carioca desta edição, e traz a proposta de um jardim que tem como conceito básico a integração do homem e seu cão de estimação.
A idéia do espaço “Um cão no meu jardim” surgiu da paixão e do respeito que a paisagista têm por cães além da vontade de entender seu comportamento.
De certa forma, a relação homem-animal demanda um entendimento mútuo a respeito da forma de vida, rotina e necessidades de cada um, para que a convivência seja agradável e proveitosa. Cabe ao homem, portanto, promover condições favoráveis para que isso se concretize.
"Após realizar um breve estudo do comportamento canino, compreendi o porquê das atitudes desses famosos “destruidores de jardins”. Com isso, direcionei a composição de projeto permitindo ao cão exercitar-se, distrair-se, brincar e dormir confortavelmente sem danificar o ambiente. "
A seleção das espécies vegetais foi feita de forma criteriosa, evitando plantas tóxicas ou que possam ferir o animal. Além disso, os revestimentos propostos funcionam como elemento adestrador, já que dificultam o acesso do animal a determinados espaços do jardim.
O espaço “Um cão no meu jardim” foi projetado pensando no total bem estar do animal, considerando suas reais necessidades, unindo conforto, criatividade, design e carinho, contribuindo assim para a criação de um espaço de lazer especialmente alegre e divertido.

Dedico este espaço a Leia e Banzé, cães amados que fazem parte, alegraram e alegram minha vida.

Nenhum comentário: