sábado, 25 de agosto de 2007

Reportagens

Expoflora www.cosmo.com.br/mulher

A grande visibilidade garantida pela maior exposição flores e plantas da América Latina atraiu 42 profissionais de São Paulo, Niterói - RJ, Campinas, Valinhos, Vinhedo,Limeira, Holambra, Artur Nogueira, Cosmópolis, Indaiatuba e Sorocaba ligados às áreas de paisagismo, arquitetura e design de interiores, para a criação dos 20 ambientes que formam a Mostra Minha Casa e Meu Jardim. Praticamente todos os ambientes utilizam o conceito do ecologicamente correto, apresentando novidades, como vigas de plástico reciclado que imitam madeira, reaproveitamento de cacos de cerâmica e cascas de pinus para a forração do piso e uso de madeira de demolição ou proveniente de reflorestamento.



Paula Onofre, paisagista de Niterói, criou este alegre e divertido espaço que objetiva promover a integração do homem e seu animal de estimação. Única expositora carioca desta edição, ela traz uma proposta que surgiu da paixão e do respeito que tem por cães de estimação e da vontade de entender o comportamento deles. Para ela, a relação homem-animal demanda um entendimento mútuo sobre a forma de vida, rotina e necessidades de cada um para que a convivência seja agradável e proveitosa. "Cabe ao homem, portanto, promover condições favoráveis para que isso se concretize", diz.
Ao estudar o comportamento canino, Paula compreendeu os motivos pelos quais muitos deles destroem os jardins e decidiu criar um ambiente onde os cães possam exercitar-se, distrair-se, brincar e dormir confortavelmente sem danificá-lo. A seleção das espécies vegetais foi criteriosa: ela evitou plantas tóxicas ou que pudessem ferir o animal. Os revestimentos propostos funcionam como elemento adestradores por dificultarem o acesso do animal a determinados espaços do jardim. Entre as plantas escolhidas estão três tipos de Palmeiras: a Solitária, a bambu e a Tamarineira de jardim. Também estão presentes a zamioculca, que se adaptam bem aos locais com pouca luminosidade e requerem pouca rega; a moréia, cujas flores formam-se o ano todo; a pleomele amarela; e o aspargo rabo de gato. Além das oito variedades de bromélias (Neoregelia tricolor, Aechmea fasciata, Vriesia splendens, Guzmania Denise, Vriesia Cristiane, Neoregelia brazil, Guzmania amarelae Vriesia amarela), estão presentes neste jardim duas variedades de Alpinia: a sanderae, originária da Nova Guiné, e a zerumbet, originária da China e do Japão.

2 comentários:

Mille disse...

Amiga!!!!!!!!!!!!! Estou super orgulhosa! Amei a reportagem! Parabéééns!
Mille

Anônimo disse...

Tão chique e metida minha irmã...
Te amo. Beijo.